sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Deep Purple - Burn - 1974

Após Gillan abandonar a banda, depois de ter gravado Who do We Think We Are, e arrastar o baixista Glover com ele, o Purple contratou um sujeito chamado Glenn Hughes que assumiu ambos os papéis. Hughes trouxe à banda uma pegada mais funkiada, contrastando com o estilo seco de Blackmore. Mas eis que os roxos profundos tiveram uma idéia: por que nao mais um vocalista? Correram atras e acharam um pivete gordinho chamado Coverdale, cuja voz era bastante interessante, bluesy, arrastada. Tá aí: um vocal bluesy, um baixo funkeado e uma guitarra seca de hard rock, sem contar a bateria insana de Paice e os teclados psicodelicos de Lord. Caralho, metade das vertentes do rock estão nesse album!

O álbum abre com a elétrica Burn, com uma bateria espantosa e um solo de guitarra simplesmente insano. O riff seco é a cara de Blackmore, e o trabalho de dois vocais já mostra o quanto é diferencial nessa fase da banda. Vale lembrar que o jovem coverdale - entupido de remédios para emagrecer - estava tão empolgado ao entrar na banda que escreveu 3 letras pra essa música em uma noite - inclusive a que foi gravada.

A segunda música, já um pouco mais calma, é Might Just Take Your Life. Novamente as duas vozes mostram-se um incremento à vesatilidade da banda, preenchendo mais a música.

Lay Down, Stay Down entra pra lembrar que isso é hard rock, porra! Mais uma elétrica, vibrante.

Sail Away é mais arrastada e melancólica, mas sem exagero em nenhum dos dois aspectos.

You Fool No One é mais uma rápida. O frenetismo (isso existe?) da bateria te empolga, e sua perna fica mexendo incontrolávelmente.

What's Goin' On Here não se destaca muito, mas ainda é uma excelente musica, com uma bela linha de guitarra e o predomínio do vocal mais agudo de Hughes.

Mistreated pode ser definida em "sofrida". É um som denso, arrastado, pesado e profundo. Os vocais de Coverdale vão direto pro seu peito esmagar seu pobre miocárdio. Tem um riff maravilhoso e solos lindos. Também seria facilmente definida com "feeling".

'A' 200 é a esquisitisse do álbum. Uma bateria pesada e um teclado dorgados carregam a musica. Uma instrumental que fecha de forma interessante a obra prima que é este álbum.

Track List:
  1. "Burn" – 6:04
  2. "Might Just Take Your Life" – 4:36
  3. "Lay Down, Stay Down" – 4:15
  4. "Sail Away" (Blackmore, Coverdale) – 5:48
  5. "You Fool No One" – 4:47
  6. "What's Goin' On Here" – 4:55
  7. "Mistreated" (Blackmore, Coverdale) – 7:25
  8. "``A´´ 200" (Blackmore, Lord, Paice) – 3:51
Line Up:

David Coverdale - Vocal
Glenn Hughes - Baixo e Vocal
Ritchie Blackmore - Guitarra
Jon Lord - Teclados
Ian Paice - Bateria

Link pra download nos comentarios ;)

Espero que gostem o/

6 comentários:

  1. disco foderoso man, otima postagem, excelente inicio

    ResponderExcluir
  2. Álbum fóda, assim como a resenha...
    /,,/

    ResponderExcluir
  3. Este disco para mim é uma obra-prima! Um grande disco de debut de uma Banda renovada pelas presenças de Coverdale e Hughes! O play é excelente, do LADO A ao Lado B (se é que me entendem)...!! A propósito: Vocês já repararam na marcação de Paice na música "Might Just Take Your Life"?? Abraços!!
    Jack Bracan
    http://salada-rock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Link do download, não precisa se cadastrar apenas escolha o modo do download

    http://www.linkdownload.com.br/download.php?title=Deep+Purple+%E2%80%93+Burn+%281974%29&id=8&alt2=1&x=182&y=50

    ResponderExcluir