sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Led Zeppelin - Led Zepplin IV - 1971


Esse aqui é o quarto álbum do Led Zeppelin, que está em quarto na posição dos álbuns definitivos do Hall da fama do Rock´n´Roll. Também é um dos mais vendidos, chegando a 37 milhões de vendas no mundo inteiro. O nome do álbum não se sabe corretamente, já que os próprios integrantes da banda não se referem a ele uniformemente.

Enfim, falando mais de música, é um álbum único. Cada faixa é bem característica, e esse álbum contém seu maior clássico, "Stairway to heaven", que simplesmente é. A música tem um arranjo de dedilhado chorável, e uma profundidade muito fóda, além de um dos solos de guitarra mais lindos de sempre (na minha mera opinião). O álbum também conta com "Rock´n´Roll", outro clássico, que é definida pelo próprio nome, sendo rock´n´roll puro, empolgante e simples como o rock é, mas com feeling extrapolando tudo, e com a participação de Ian Stewart no teclado. "Black Dog" é marcada pela introdução com o vocal de Plant, e com os riffs característicos de Page. Mas eles não ficam no convencional, e com a companhia de Sandy Denny fazem "The Battle of Evermore", uma música com somente Bandolin o e violão, que com um clima épico sai um pouco da tonalidade do álbum, sendo muito notável. "Four Sticks" e Mystic Mountain Hop" são também músicas únicas, nessa primeira sendo mais notável a bateria, nessa última com uma tonalidade mais hippie, com mais foco nos vocais. "Going to California" é uma canção bonita, encaixando-se perfeitamente na voz de Plant, e com a habilidade do Page em arranjos no violão. "When The Levee Breaks" é diferente das outras músicas, por ter uma bateria bem forte, assim como o baixo mais notável, e com uma tonalidade mais Southern.

Enfim, esse é um album do qual me orgulho de ter original aqui em casa. Cada integrante da banda se destaca nele, cada um com sua genialidade, formando algo foderoso. Jimmy Page com seus seus riffs característicos, seus solos as vezes psicodélicos e que saem da escala, Plant com a força de seus vocais, John Paul Jones com sua maestria em tantos instrumentos e Bonham simplemente com seus arranjos e solos, que não são de qualqeur um.
Enfim, tá ai.



Track-List:

1 - "Black Dog" (Page/Plant/Jones) - 4:57
2 - "Rock and Roll"
(Page/Plant/Jones/Bonham) - 3:40
3
- "The Battle of Evermore" (Page/Plant) - 5:52
4 - "Stairway to Heaven" (Page/Plant) - 8:03
5 - "Misty Mountain Hop" (Page/Plant/Jones) - 4:38
6 - "
Four Sticks" (Page/Plant) - 4:45
7 - "Going to California" (Page/Plant) - 3:31
8 - "When the Levee Breaks"
(Page/Plant/Jones/Bonham/Minnie) - 7:08 Line-up:

Jimmy Page – guitarra acústica, guitarra elétrica, bandolim, produção, remasterização, remasterização digital
Robert Plant – voz, harmônica
John Paul Jones – baixo, sintetizador, teclado, bandolim, gravação
John Bonham – bateria

Membros adicionais


Ian Stewart – piano (em "Rock and Roll", não creditado)
Sandy Denny – voz (na faixa 3)
Peter Grant – produtor executivo


Download nos comentários, e comentem!

4 comentários: